A Orquestra Sinfônica do Brasil (OSB) voltará a atuar em São Paulo, fortalecendo o ambiente cultural da cidade, com o Projeto Conexões Musicais. A retomada acontecerá em parceria com a Núclea — principal patrocinadora — que investirá R$ 6 milhões.
No projeto, a OSB oferecerá acesso gratuito a aulas de música e a programas educativos, ampliando oportunidades culturais para jovens em São Paulo e revitalizando a arte nas comunidades periféricas.
Consolidação da Orquestra Sinfônica
O aporte visa a consolidar o projeto “Conexões Musicais” em São Paulo, focado na inclusão cultural e no desenvolvimento artístico de jovens, especialmente em áreas periféricas, com o intuito de transformar a paisagem cultural da cidade, com oportunidades interessantes para as crianças da região.
Com o patrocínio, a OSB garantirá a instalação permanente do projeto, oferecendo não só aulas gratuitas de música, como também formação de professores, aquisição de instrumentos, e bolsas de estudo e transporte para alunos.
“Entendemos que música é arte e estimula criatividade, o que também fortalece nossos Núclers com o DNA de inovação — um dos valores da nossa cultura. Estamos entusiasmados em fazer parte da história da Orquestra Sinfônica Brasileira, que é um símbolo cultural do nosso país. A educação é um motor essencial para o desenvolvimento da sociedade e está completamente alinhado com o nosso propósito. Ao unirmos esforços, queremos promover educação musical e contribuir significativamente para a formação cultural e artística de estudantes”, destaca André Daré, CEO da Núclea.
O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.
Previsões para o projeto “Conexões Musicais”
A previsão é que o projeto se instale no município de São Paulo e que atenda 280 jovens e mais de 2 mil pessoas impactadas pelos concertos promovidos. Serão escolhidas 12 instituições de ensino, sendo 8 escolas públicas com as aulas de canto e concertos didáticos e 4 projetos sociais de ensino de música.
O projeto também gerará empregos no mercado cultural, uma vez que professores de música da região serão contratados e capacitados pela OSB para aplicar a metodologia da entidade.